Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GRUPO EDUCA-AÇÃO - PROERD



Ministério Público do RS
3ª Promotoria de Justiça Especializada – Infância e Juventude
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) agora é lei. No mês de maio, na Assebléia Legislativa, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 199/09, da autoria do Deputado Estadual Alberto Oliveira que institui o Proerd no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.
Com a aprovação do projeto o Proerd se torna um programa de Estado, firmado em lei, onde está garantida a realização exclusiva pela BM, independentemente de governos e administrações.
Em junho, a governadora do Estado, Yeda Crusius, sancionou a lei regulamentando o projeto que passa a ser desenvolvido na rede de ensino público e privado de todo Estado, em parceria com entidades interessadas, como forma de orientação aos pais, mediante ações preventivas e cooperativas entre a polícia militar e os segmentos envolvidos com o programa.
Desenvolvido desde 1998 nas escolas do Rio Grande do Sul, o Proerd baseia-se no programa norte- americano DARE (Drug Abuse Resistence Education). O DARE foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países.
A BM considera o Proerd um programa da sociedade, em função de basear-se em ação conjunta entre a organização policial militar local, a escola e a comunidade.
Entre os objetivos principais do Proerd estão o desenvolvimento de noções de cidadania, prevenção do uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para ser engajarem em atividades violentas.
O programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e/ou problemas de comportamento.
O comandante-geral da Brigada Militar define o PROERD como "o maior movimento social do Rio Grande do Sul" pois, ao se trabalhar com 1 milhão de jovens , consegue-se chegar a mais de 2 milhões de adultos em todo estado. E, neste contexto, esta inserido junto ao Ministério Público no Projeto Escola Luz (Grupo Educa- Ação).
*(Drug Abuse Resistence Education) – Educação para resistência ao abuso de droga

Instrutor PROERD Gilson Hartwig
GRUPO EDUCA-AÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário