Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROPOSTA DO GRUPO EDUCA-AÇÃO


MINISTÉRIO PÚBLICO
PROMOTORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
PROJETO ESCOLA LUZ
GRUPO EDUCA-AÇÃO
Este Grupo se define na essência das palavras que o compõe, grupo que educa através da ação e que apóia suas ações nos conceitos de educação.
Educar na ação e para uma ação comprometida e humanizadora é fazer valer o que Paulo Freire tão bem expressou: "rigorosidade amorosa".
Rigor no conhecimento cientifico; na compreensão dos caminhos a trilhar e a sugerir aos estudantes; na aceitação das diferenças e no entendimento de que as relações na escola são profissionais e de autoridade, portanto, permeadas de responsabilidades e limites, que precisam ser respeitados por todos. Amorosidade que permeia as relações complexas e vigorosas do ambiente escolar; afeto que permite a convivência dos diferentes com os diferentes; cuidado com um ambiente de fragilidades e potencialidades, de saberes e vivências.
Isto posto, apresentamos este grupo que é inter-setorial e transdisciplinar, com parceiros/pessoas/profissionais que tem uma história de trabalho, estudo e inserção numa educação promotora da dignidade humana.
Com a Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Pelotas, na pessoa do Dr. José Olavo encontramos o suporte para estudar as denúncias que chegam ao Ministério Público e articular ações que poderão minimizar e/ou resolver problemas relativos à educação que sejam da alçada desta Promotoria.
Firmamos um contrato, um compromisso com os ideais das instituições que representamos somados aos nossos princípios de luta pela Escola como local de convivência. Dessa forma nos propomos:
Reuniões semanais (4ª feiras/14h) para:
Análises de casos;
Avaliações;
Relatos de ações realizadas por membros do grupo;
Programação para reunião seguinte;
Desenvolvimento de assuntos relativos aos temas de responsabilidade do grupo.

Exposição de idéias para atuação no local e problemas em questão;
Operacionalização: possibilidades e fragilidades para realização das idéias;
Viabilização: técnica (quem é mais apto a...), de recursos (o que é necessário para realização das atividades); física (quando exige espaço especial); tempo/prazo (para sua realização);
Ações no sentido de propor uma formação e educação continuada dos educadores;
Disponibilidade do grupo para ações que possam estimular as comunidades a discutirem suas fragilidades e encontrar alternativas.
Neste momento o Grupo Educa-Ação da Comarca de Pelotas foca sua atenção e atuação nas Escolas Municipais e Estaduais do Município de Pelotas.
Este texto pretende dar uma visão aos pelotenses da capacidade de articulação, decisão e disponibilidade que cidadãos desta cidade têm ao representarem seus setores e ao se disporem a estudar e propor ações que possam tornar as relações escolares mais humanas.
Assim nos apresentamos e, com muita satisfação, comunicamos que nos faremos representar nesta coluna todos os sábados com trabalhos produzidos pelas pessoas que fazem parte do grupo com textos que abordarão os mais diversos temas de trabalho e formação individual dos componentes do Grupo e alguns com produção coletiva nos setores representados.
Agradecemos a sensibilidade deste grande meio de comunicação, que nos deu não só espaço para publicarmos nossos textos, mas a oportunidade de, através de nossas idéias e muito trabalho, divulgarmos um trabalho sério permeado de idéias e ideais pautados na possibilidade de contribuirmos na formação de homens melhores.
Obrigado pelo espaço, pela oportunidade e pela leitura.
Até sábado!
Grupo Educa-Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário