O projeto ministerial referenciado labora no âmbito educacional, apresentando-se como ferramenta de intervenção no processo pedagógico efetivado nas educações infantil, fundamental e média, não afastando, inclusive, a possibidade de ação no campo do ensino superior.
Foram chamados a compor o grupo, e aceitaram a conclamação, diversos setores da sociedade organizada de Pelotas - Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal de Saúde; Brigada Militar; CASE (saúde escolar); 5a. Coordenadoria Regional de Educação; Secretaria Municipal de Educação; e Secretaria Municipal de Cidadania - a ela somando esforços, posteriormente, por iniciativa própria, forças outras, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Fórum de Cultura pela Paz.
Estabeleceu-se, como sistema de trabalho, reuniões semanais, a partir das 14 horas, no prédio da Promotoria de Justiça de Pelotas. Em tais encontros, discutem-se diversos temas ligados à educação, adotando-se medidas as serem implentadas em diversos setores do processo pedagógico realizado nas escolas de Pelotas.
A partir da criação do grupo que, por escolha própria de seus membros, passou-se a chamar "Educa-Ação", e por seu trabalho, várias atividades foram desenvolvidas na seara escolar pelotense: reunião com diretores das redes de ensino Municipal e Estadual de Pelotas; intervenção na Escola Estadual Navegantes, com produção de oficinas em diversas áres do conhecimento; intervenção junto à uma turma de EJA do Colégio Pelotense, com encontro com alunos e responsáveis; programa de publicação semanal de artigos, elaborados pelos membros do grupo e versando sobre educação, em jornal de circulação regional de Pelotas.
Tornou-se o grupo, pelo exposto, órgão referencial no campo educacional de Pelotas, comparecendo seus membros em entrevistas de rádio e televisão, apresentando o órgão e pondo o mesmo à disposição da comunidade para laborar na construção de um sistema pedagógio mais compatível com a época em que vivemos.
Como última criação, laborou o grupo na concepção de uma atividade mais direta com os educandários na luta contra à violência escolar, e problemas similares, que assolam os estabelecimentos de ensino. Montou-se, dessa forma, o projeto nominado "Restaurando Relações Sociais", que encontra-se em sede de experimentação, com atuação direta sobre os fatos noticiados à Promotoria de Justiça, seus autores e envolvidos. Os primeiros trabalhos deram-se com absoluto sucesso. Em aprovado, pretende-se disseminá-lo nas redes de ensino local.
Em conclusão, tem-se que laborar na esfera da educação é cansativo, com inúmeros obstáculos a serem enfrentados, muitos de difícil superação, mas cada vitória alcançada dá ânimo para que se prossiga, haja vista a crença de que só através dela é que se logrará a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com preservação de todos direitos fundamentais ao cidadão.
José Olavo Bueno dos Passos
Promotor de Justiça
3a. PJE
Ola, sou funcionária publica em uma escola na cidade de Pelotas, estou cursando um curso técnico em infraestrutura Escolar e preciso saber mais sobre o CME ou FUNDEB para um determinado trabalho, preciso saber se há em minha cidade e se é organizado, qual sua data de criação, quantos menbros fazem parte do CME, quais instituições possuem representantes, como esta composto o CME( cargos: presidente/coordenador;secretario;tesoureiro;dentre outros,Qual local de reuniões do conselho municipal de educação, se há comissões para discurssão de assuntos especificos, quais assuntos/ pautas são discutidas nas reuniões/plenaria,quais os dias das plenarias. Se puder me indicar um site que tenha postagens sobre o assunto, desde já agradeço !
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