Atualmente as questões religiosas estão muito presentes na vida de todos, acompanhado de valores, costumes, ritos, doutrinas diversas, etc. Não se pode negar tal realidade, pois é inerente a todo ser humano, que busca respostas a questões existenciais, e dos enigmas da vida, nas mais diferentes tradições religiosas ou não, propriamente dito. Neste contexto, a escola é um laboratório nato, pois perpassam por ela, os conceitos, as vivências e experiências de seus educandos. E a escola contextualizada, que tem a percepção de tal fenômeno religioso, por conseguinte disponibiliza o acesso ao conhecimento de suas manifestações no campo social e nas diferentes denominações religiosas. Dessa forma, é que o ensino religioso, como área de conhecimento, se torna tão necessário para que se possam compreender os fenômenos e os movimentos religiosos que constituem a pluralidade cultural e religiosa brasileira e no mundo. O entendimento deste, também trouxe novas concepções presentes na Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, criando oportunidades legais e educacionais para sistematizar o ensino religioso como disciplina escolar. Dentro dessa conjuntura, existe o Conselho do Ensino Religioso, que também, tem por finalidade, conforme seu estatuto, disposto no artigo 2º - articular a ação conjunta de todas as denominações associadas, com o objetivo de somar forças na busca de meios e condições que assegurem a tutela do direito à liberdade de consciência religiosa e do direito ao Ensino Religioso, como parte integrante da formação básica do cidadão.
Vivemos nestes últimos dias, celebrações e/ou festas religiosas importantíssimas para os adeptos de diferentes tradições religiosas. Refiro-me a semana santa, culminando com o domingo de Páscoa que, para os cristãos católicos e protestantes no mundo todo, representa a ressurreição de Jesus Cristo. E para os Judeus, tal evento, chamado de Pessach representa a libertação do domínio e opressão egípcia. Com certeza, tais celebrações têm significados profundos e fundamentais para os fiéis seguidores. Que nestes dias, tão conturbados, possamos apreender e absorver em nossas mentes e corações a mensagem de fé, amor e justiça que tais tradições religiosas oferecem, e sermos renovados e transformados em pessoas justas, fraternas e amorosas. FELIZ PÁSCOA!! CRISTO VIVE!!
Pr. Jorge Fernando Cabral
Especialista em Educação – UCS - RS/ FAPA- SP
Vice- Pres. Coner/Seccional 5ª
Grupo Educa-Ação
bom!!!!! poderia ter explicado melhor e escrito menos.mas ta bom;.ass:kelvin felipe jonas da silva costa pereira do amaral pinheiro de jesus dos santos.
ResponderExcluir