No último sábado, 31 de março, a Banda Filhos do Sol, projeto da Promotoria da Infância e da Juventude, recomeçou os ensaios para as próximas apresentações. Estiveram presentes no encontro, o Promotor de Justiça José Olavo dos Passos, o funcionário e também músico José Carlos Xavier, a músicoterapeuta e regente da banda Vera Vargas, as coordenadoras do projeto Clarissa Garcias, Josete Ferreira e Júlia Nogueira, além das administradoras dos abrigos Regina Costa e Taís Mendes.
O Projeto Social chamado “Um futuro com arte” foi criado através da iniciativa do Promotor e teve seu início há 4 anos. Para tornar-se possível, como não recebe nenhum tipo de verba governamental, o projeto conta com o auxílio de colaboradores para a aquisição de instrumentos e uniformes.
A banda é formada por adolescentes e crianças que encontram-se nos abrigos da cidade, totalizando 17 componentes. Segundo o dr. Olavo para que os meninos permaneçam no projeto, devem seguir as 5 regras: Não fazer uso de drogas, estar frequente na escola, ter bom comportamento, obedecer a regente e estar nos abrigos, caso contrário, eles não podem continuar. Os ensaios acontecem todos os sábados no prédio do Ministério Público de Pelotas.
Além disso, o Promotor já conversou com o prefeito da cidade a respeito da criação de um “abrigo intermediário”, para que acolha aqueles que já completaram a maioridade e estão em busca da independência financeira. Nesse caso, a permanência máxima será de 3 anos.
A banda Filhos do Sol já divulgou o projeto em diversas cidades do estado, como Porto Alegre, na sede do Ministério Público e no Palácio Farroupilha, Bagé, São Lourenço entre outras. Já em Pelotas houve apresentações em entidades religiosas, simpósios, Câmara de Vereadores, e também nos últimos 3 anos da Fenadoce. A próxima cidade a ser contemplada com a apresentação da banda será Bagé, os meninos foram convidados a participar do I Seminário Regional de Assistência Social, que será realizado
Parabéns pelo excelente projeto. Vcs todos são maravilhosos. Amei ver os meninos da banda. Que Deus abençõe imensamente a vida de cada um de vcs, que se dispõe a levar carinho e atenção a essas crianças. Cristina Miritz
ResponderExcluir