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quinta-feira, 12 de abril de 2012

ENSINAR: UM DESAFIO CONSTANTE.

Quando falamos de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, estamos nos referindo a um processo diferente das formas como se ensina e se aprende em casa, com a família ou com os amigos, no ambiente em que se vive.
A escola tem uma maneira específica e intencional de organizar e propor situações para que ocorra a aprendizagem de determinados conteúdos culturais.
A questão central da escola- ENSINAR e APRENDER tem no currículo sua chave mestra, toma forma em um projeto de educação, exige planejamento, sustentando-se no trabalho coletivo dos educadores.
De cada professor, essa questão exige um sério preparo profissional que garanta, entre outros requisitos, o saber e o saber fazer, isto é, domínio do conteúdo e da metodologia do ensino.
A Metodologia de Ensino que o professor adota é sua própria perspectiva de tratar o ensino, seu posicionamento e sua atitude diante do processo. De sua visão a respeito da educação e do que seja ensinar e aprender, resulta seu modo de ser professor.
O professor, que entende a educação como prática social transformadora e democrática, trabalha com seus alunos na direção da ampliação do conhecimento, vinculando os conteúdos de ensino à realidade e escolhendo procedimentos que assegurem a aprendizagem efetiva. Sabendo que o conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem são processos relacionados entre si, que acontecem por construção e interação, o professor privilegia conteúdos significativos e integra ao trabalho em sala de aula situações desafiadoras, problematizadoras, prevendo interações com os alunos e deles entre si com o conhecimento.
Sabendo que o fundamental da atuação docente é promover a aprendizagem dos alunos, o professor reconhece a importância de envolvê-los, mobilizar seus processos de pensamento, explorar todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem, fazer e refazer percursos, criar e renovar procedimentos – visando sempre seus alunos reais, que formam um grupo com características próprias.
Sem o domínio do saber-fazer, o professor não pode selecionar, sequenciar e dosar o que vai ensinar, não consegue flexibilidade na escolha e no emprego de caminhos seguros para promover a aprendizagem em sala de aula. Diante da realidade sempre nova de sua classe e de seus alunos, mesmo que saiba muito, constantemente se pergunta como agir para que os alunos aprendam.
Acredito que ensinar, para todos os profissionais é um desafio constante todos os dias, pois a realidade do mundo atual exige muitas responsabilidades nas ações a serem executadas, e a escola é o espaço social privilegiado na construção do conhecimento.







Maria Fernanda Borges.
Pedagoga - Grupo educa-Ação.

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