Dados
revelam ainda o aumento da escolaridade e a queda do analfabetismo
Os
brasileiros têm estudado e aprendido mais. A conclusão faz parte do relatório
de Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro 2001-2012, lançado nesta semana,
em Brasília. O diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Moreno, salientou que
os indicadores educacionais resumem avanços sociais no Brasil desde 2001.
O
secretário nacional de avaliação e gestão da informação do Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, afirmou que a
publicação reflete o investimento do governo brasileiro em políticas públicas
de inclusão social, aliadas ao crescimento econômico. Segundo ele, 25% do
Produto Interno Bruto (PIB) é investido em políticas sociais.
Em
todas as faixas etárias, os dados apontam crescimento constante nas taxas de
frequência, com destaque na faixa de 4 e 5 anos, de 55% em 2001 para 79,1% em
2012. Também indicam a universalização do acesso, com 98,3% das crianças de 6 a
14 anos na escola.
A
permanência também aumentou no período em todas as faixas. O dado revela que é
cada vez maior a proporção de estudantes com escolaridade adequada a sua idade.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, 77,4% das crianças de 12
anos têm, pelo menos, quatro anos de estudo. Em 2001, essa proporção era de
68,8%. O aumento nos anos de estudo, a queda no analfabetismo e a melhoria na
qualidade do Ensino receberam destaque na publicação.
Fonte:
Correio do Povo, 29 de maio de 2014
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