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terça-feira, 3 de junho de 2014

Melhora a qualidade da Educação Básica

Dados revelam ainda o aumento da escolaridade e a queda do analfabetismo
 
Os brasileiros têm estudado e aprendido mais. A conclusão faz parte do relatório de Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro 2001-2012, lançado nesta semana, em Brasília. O diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Moreno, salientou que os indicadores educacionais resumem avanços sociais no Brasil desde 2001.
O secretário nacional de avaliação e gestão da informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, afirmou que a publicação reflete o investimento do governo brasileiro em políticas públicas de inclusão social, aliadas ao crescimento econômico. Segundo ele, 25% do Produto Interno Bruto (PIB) é investido em políticas sociais.
Em todas as faixas etárias, os dados apontam crescimento constante nas taxas de frequência, com destaque na faixa de 4 e 5 anos, de 55% em 2001 para 79,1% em 2012. Também indicam a universalização do acesso, com 98,3% das crianças de 6 a 14 anos na escola.
A permanência também aumentou no período em todas as faixas. O dado revela que é cada vez maior a proporção de estudantes com escolaridade adequada a sua idade. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, 77,4% das crianças de 12 anos têm, pelo menos, quatro anos de estudo. Em 2001, essa proporção era de 68,8%. O aumento nos anos de estudo, a queda no analfabetismo e a melhoria na qualidade do Ensino receberam destaque na publicação.
 
Fonte: Correio do Povo, 29 de maio de 2014


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