Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROMOTORIA CONSTATA PROBLEMAS EM ABRIGOS

A Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas realizou, nesta semana, vistorias em oito abrigos institucionais de crianças e adolescentes nas cidades de Pelotas, Turuçu e Capão do Leão. Os principais problemas constatados foram relacionados à manutenção das casas.

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 27, com o Prefeito Eduardo Leite, o Promotor José Olavo Bueno dos Passos expôs os problemas, assim como fez audiência com a Secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore, e a gerente dos abrigos, Josete Daunis.

Trimestralmente essas vistorias são realizadas pela Promotoria e a equipe técnica voluntária do Ministério Público. O objetivo é monitorar a população, manutenção, existência de projetos, problemas e melhorias das instituições.

No encontro com o Prefeito, José Olavo dos Passos aproveitou a oportunidade para tratar sobre a importância de um centro de atendimento aos autistas, a possível criação de uma república e da Corregedoria do Conselho Tutelar.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PROMOTORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E GRUPO EDUCA-AÇÃO PROMOVEM CURSO PARA CONSELHEIROS TUTELARES


A Promotoria da Infância e juventude, juntamente com o grupo Educa-Ação, promoveu na última quarta-feira, 18, um curso de capacitação para os Conselheiros Tutelares das cidades de Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Morro Redondo e Turuçu. O evento aconteceu no auditório da sede do Ministério Público, em Pelotas, durante todo o dia.
O promotor José Olavo Bueno dos Passos abriu o evento falando da importância dos conselheiros buscarem a especialização em áreas humanas para um melhor às crianças e adolescentes, embora a legislação municipal não exija essa formação. Logo após, a psicóloga Lúcia Valente abordou a importância do estímulo no desenvolvimento do ser humano e métodos de abordagem às famílias atendidas. Ainda pela manhã o integrante do grupo Educa-Ação Francisco Arduim apresentou um vídeo sobre ética.
Psicóloga Lúcia Valente
A policial Militar Mariângela Gonzales abriu a tarde falando sobre violência, e aproveitou o encontro para discutir as mudanças na legislação quanto à proteção da mulher, através da Lei Maria da Penha, tema de seus estudos nos últimos anos. Para dar seguimento e encerrar o curso, a conselheira tutelar Joseane Beloni abordou o ECA, Estatuto da Criança e Adolescente, assim como o trabalho do conselho tutelar em Pelotas. Após a exposição dos temas debatidos, o evento foi aberto para debate com o grupo e o promotor.


Policial Militar Mariangela
Conselheira Tutelar Joseane
Francisco Arduim